quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Da série sobre “compulsão alimentar”. Texto 4

Hoje quero compartilhar com vocês a terceira coisa que fiz para me ajudar a perder peso, instalar hábitos mais saudáveis e lidar com a compulsão alimentar: Malhação e alguns procedimentos estéticos (drenagem linfática e massagem modeladora).

Como eu citei em textos anteriores, a compulsão alimentar está associada a um movimento que busca uma recompensa emocional e esse movimento é realizado através de uma ação autodestrutiva, que é o comer em excesso. Como o comer compulsivo e em excesso acaba se tornando um hábito, muitas vezes ele acontece sim como uma busca da psique de alívio emocional e outras vezes apenas como um hábito já instalado e uma necessidade fisiológica.

Por esse motivo a prática de hábitos saudáveis vai possibilitar a criação de um novo caminho no cérebro, que após algum tempo, será capaz de substituir o padrão anterior autodestrutivo. Mas isso demora um pouco. Algumas pesquisas indicam 21 dias, outras 66 dias.  Pessoalmente acho que alguns hábitos precisam de um pouco mais de tempo para serem instalados. Enfim, o importante aqui é a certeza que precisamos repetir o novo hábito por algum tempo para ele se fortalecer.

Sobre a malhação eu também escolhi algo que me traria prazer. Enfatizo isso, porque uma premissa importante para fortalecermos um hábito é que ele seja prazeroso, do contrário nosso sistema de autossabotagem vem com tudo. Então eu sabia que se começasse de cara com a musculação ou ficando na esteira eu ficaria entediada e me autossabotaria. Foi aí que decidi fazer aula de dança (Zumba) que durava 45 minutos e uma aula de abdominal que durava 20 minutos. Metas atingíveis para mim naquele momento. Eu sabia que não adiantaria fazer um treino de 2 horas. Preferi começar aos poucos e persistir. Fiquei nessa rotina por 6 meses (exercício, dieta e drenagem) e após esse tempo, eu já tinha eliminado 13 kilos. Daí dei início à musculação. Como eu já tinha instalado o hábito de ir para academia, fui aos poucos aumentando meu treino. Hoje continuo com a Zumba, com o abdominal e a musculação.

Sobre os procedimentos estéticos que citei, eles em combinação com a dieta e com a academia deram um resultado muito bom. Além de também estimularem a sensação de prazer e hábitos  saudáveis. Isso é algo que eu vou sempre enfatizar porque no lidar com o comportamento compulsivo, que também é autodestrutivo, precisamos criar caminhos de bem-estar, ações e atividades, pois esse hábito de fazer coisas saudáveis e que te façam bem vai se fortalecendo e diminuindo a força dos hábitos autodestrutivos.

Fácil tudo isso? Claro que não. Eu estava extremamente focada, pois estava cansada de me sentir controlada pela compulsão. Triste em ver meu corpo cheio de celulite (inflamação) que me causava dores. Me sentia cansada e sem energia. Foi uma decisão bem profunda: QUERO ME SENTIR BEM COMIGO. QUERO CUIDAR MAIS DE MIM. QUERO CUIDAR DO MEU CORPO, ELE É MEU VEÍCULO PARA VIVER MINHAS POTENCIALIDADES E MEUS TALENTOS AQUI. SE ELE NÃO ESTIVER BEM EU NÃO VOU CONSEGUIR SER A MINHA MELHOR VERSÃO AQUI. QUERO EXPRESSAR MINHA GRATIDÃO PELA VIDA CUIDANDO DO MEU CORPO.

É com esse foco que, a cada dia, eu escolho fazer escolhas saudáveis. Nos dias em que eu vivencio uma angústia muito profunda eu vejo meu padrão de comer compulsivamente vir à tona, eu observo, percebo, vejo que ele ainda existe e muitas vezes vem forte, mas eu percebo que todo meu esforço e disciplina na construção de hábitos mais saudáveis fortaleceram minha escolha de dizer não ao impulso. De conseguir me segurar. De observar qual parte de mim busca alívio. Qual dor está vindo à tona pedindo a comida como forma de alívio e eu acolho essa dor, com amor e aceitação. 

#malhação #foco #bem-estar #psicologia #terapia #autoconhecimento #gratidão #autocuidado #mudançadehábito #instalaçãodehábito

Nenhum comentário:

Postar um comentário