sábado, 30 de abril de 2016

A energia que pulsa

Temos um infinito potencial de energia dentro de nós, uma energia que quando acessada nos deixa em pleno êxtase pela sensação de sermos um com a existência. Vivenciamos um estado em que o medo não existe e somos puro amor e potencial criativo.

Alguém disse que o pensar é o nosso maior problema. E isto faz muito sentido quando vivenciamos processos que movimentam a energia vital do nosso corpo e nos fazem acessar nossa identidade de forma muito expandida, mas tão logo começamos a tentar entender e julgar esse processo, a energia expandida se dissipa quase que instantaneamente, contudo, um registro da preciosidade daquele momento acontece: Criamos um caminho!

Quando estamos na mente há medo, focamos nossa energia em algum pensamento, damos atenção para algum drama ou nos apegamos a algo externo para darmos algum sentido para nossa vida. A mente questiona, desconfia, duvida, teme, julga o tempo todo, incansavelmente; pede mais, diz que precisamos fazer mais para sermos amados, aceitos, melhores, bem sucedidos e isso se repete em um grande círculo vicioso.

Mas quando estamos no corpo, não há o externo. É só você e Deus, só você e o Universo. Não há medo, há muita inspiração. Dá vontade de ser tudo que queremos, TUDO QUE JÁ SOMOS, mas não fazemos porque nossa mente logo começa a trabalhar, julgar, ocupar-se.....Quando estamos no corpo há confiança em quem somos, acessamos nossa essência divina e nesse processo, é possível observar o movimento de contração e expansão muito claramente, estar com o outro não é angustiante e estar sozinho também não.  É possível ir e vir, entrar e sair, estar e não estar e, em todas as situações: ESTÁ TUDO BEM!

Tenho aprendido que o processo de “Consciência” não acontece com a mente, acontece com o corpo, com o coração. Acontece quando limpamos os canais de energia que bloqueiam o acesso à nossa fagulha divina e então, quando acessamos essa energia, que é fonte de puro amor, acessamos nossa potência, acessamos nossa luz. Essa sensação, que é como ser uma com o Universo, é o mais próximo que já experimentei de Deus. Uma grande alegria. Uma sensação preciosa de completude.

Tentamos entender com a mente, entender nossos processos, nossos traumas, onde erramos, onde “erraram” conosco, onde podemos melhorar; julgamos, buscamos um culpado e uma razão para entender por que agimos como agimos e passamos o que passamos. Obviamente a mente é um canal de conhecimento e compreensão, mas como disse o amado mestre Osho: “a mente deve estar a serviço do coração”, porque só o conhecimento mental, só a cognição, dentro da minha experiência, não são suficientes para gerar uma transmutação e nos levar para um grau mais elevado de Consciência e plenitude. Quando ficamos muito no nível mental, fortalecemos o processo de condicionamento, de jogo de poder, acusação ou vitimização.

Podemos ir além da mente, temos toda essa energia de vida, de criação e inspiração dentro de nós. Nosso corpo tem memórias muito antigas, criamos defesas não somente mentais, mas corporais também. Quando trabalhamos no nível corporal acessamos essas memórias e sentimos a vida de forma muito diferente de quando temos uma compreensão mental de algum processo, tão diferente que a sensação falará por si só. Não queira entender, apenas confie no processo.

Tudo que precisamos fazer para acessar nossa energia de vida é estarmos presentes no nosso corpo, observar, sentir, perceber, dançar, mexer, soltar, soltar nossas defesas, permitir.... e então, sentir o medo se dissipar e a luz do amor, da alegria e da completude surgir e brilhar de dentro.

Hoje, 30 de abril de 2016, participei de um grupo muito lindo cuja proposta de trabalho é caminhar com as pessoas, através de trabalhos corporais e meditativos, nessa busca pela potência e luz que temos dentro de nós.

Gratidão ao grupo DEVIR e a todos que participaram do encontro, pois com muito amor, me proporcionaram a mais um dia, acessar essa minha fonte inesgotável de potência, confiança e amor.

https://www.facebook.com/Luciana-Ribeiro-Psic%C3%B3loga-e-Coach-314726152277048/

2 comentários:

  1. Lú,sempre brilhando e inspirando. Gratidão! Beijo com amor, Marie

    ResponderExcluir
  2. Tive e tenho seres cheios de amor e mestres iluminados no meu caminho né? :)
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir